Parceria entre ConectarAGRO e Universidade Federal de Viçosa vai contribuir para o avanço da agricultura 4.0 em pequenas e médias propriedades de Minas Gerais.

Icone 28/02/2022

Um importante acordo entre a ConectarAGRO, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) foi firmado no mês de fevereiro.

Com o objetivo de impulsionar a produtividade e a rentabilidade da agricultura familiar brasileira, as instituições se uniram para trabalhar em soluções, metodologias e instrumentos capazes de mensurar os impactos da adoção de tecnologias digitais em propriedades rurais.

Cem pequenas e médias propriedades rurais da região da Zona da Mata de Minas Gerais serão acompanhadas neste projeto de pesquisa, que irá analisar o desempenho dessas fazendas antes e depois da implantação da agricultura 4.0.

Segundo o coordenador do Centro de Ciências Agrárias da UFV, professor Aziz Galvão da Silva Júnior, a expectativa é que os benefícios da agricultura 4.0 aplicados nessas propriedades mineiras possam servir de exemplo para que outras regiões rurais do Brasil adotem um trabalho semelhante. “Esperamos que os resultados analisados possam trazer a perspectiva de gerar recomendações e informações aplicáveis a outras regiões do país, contribuindo com os esforços para ampliar a competitividade de cerca de 77% das propriedades rurais no país classificadas como agricultura familiar”, ressalta o professor.

O acordo entre a ConectarAGRO e a UFV também tem o objetivo de capacitar os produtores rurais e suas famílias em projetos de extensão rural na área de administração econômico-financeira, por meio de um aplicativo de gestão.

A parceria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 16 de fevereiro de 2022.

Veja também