ConectarAGRO

Brasil e produtor rural preparados para a Agricultura 4.0

Trator

As novas tecnologias estão transformando rapidamente a produção no campo. Mas para funcionarem para todos, o campo todo precisa de uma boa conexão com a internet, algo que ainda falta em muitas áreas rurais do Brasil. Enquanto o número de pessoas que diz não ter acesso à rede nas cidades é de 1%, o índice no campo é muito maior: 21%, de acordo com o IBGE.

Para mudar este cenário, grandes empresas (AGCO, Climate, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, Tim e Trimble) estruturaram uma Associação pioneira no mercado que visa promover tecnologias abertas em todas as áreas rurais do país: ConectarAGRO.

Destaque

Tecnologia de ponta revoluciona o desenvolvimento no campo

A tecnologia que melhor atende a todas as premissas vislumbradas pelo ConectarAGRO é a LTE 4G 700 MHz, a mesma utilizada na cidade. Isto significa dizer que os mesmos equipamentos (smartphones, tablets, modens etc.) usados na cidade também funcionam no campo.

Esta tecnologia proporciona grandes alcances de cobertura nas áreas rurais ou remotas, podendo atingir milhares de hectares com apenas uma simples infraestrutura, formada por torre, rádio e antenas.

A missão do ConectarAGRO é incentivar e promover solução tecnológica para a conectividade, que possa revolucionar a forma de produzir no campo, facilitando a integração e a gestão de toda a cadeia produtiva, e aumentando a qualidade e a competitividade dos produtores.

Tudo isso, para que a sua propriedade possa ter acesso a tecnologias de ponta da Agricultura 4.0, como: máquinas autônomas controladas remotamente, inteligência artificial e internet das coisas, drones para mapeamento do campo e muito mais.

Agricultura de precisão

Perguntas Frequentes

Uma Associação formada por empresas que visa promover solução tecnológica para estimular a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras.

A partir de um problema comum, enfrentado pelo agricultor e empresas do setor, que é a falta de rede e internet no campo, impedindo o acesso efetivo às soluções tecnológicas, hoje, ofertadas no mercado. O engajamento de várias empresas permitirá uma análise 360° do problema, viabilizando a implantação em grande escala nas propriedades do país.

Por meio da análise da viabilidade do projeto, aproveitando a infraestrutura já instalada e levando em consideração as condições técnicas e econômicas das regiões.

Isso significa que as áreas com maior viabilidade, possivelmente, serão as inicialmente atendidas. Cada empresa disponibilizará seus próprios equipamentos e serviços separadamente. As empresas fundadoras da Associação não desenvolvem, conjuntamente, quaisquer atividades econômicas e não compartilham quaisquer riscos ou resultados.

AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, Tim e Trimble.

Sim, o propósito da Associação ConectarAGRO é incentivar solução tecnológica que atenda toda a área agrícola do território nacional.

A promoção de tecnologias abertas, abrangentes a soluções de automação no campo, conectando máquinas e pessoas, propiciando, dessa forma, mais liberdade e flexibilidade ao produtor que usa essas tecnologias. Esse conceito é o diferencial da Associação ConectarAGRO em relação às outras, que, por serem fechadas e limitadas, trazem maior insegurança ao produtor que usa essa solução tecnológica, podendo diminuir as opções e dificultar sua adoção.

A solução tecnológica promovida pelo ConectarAGRO visa permitir ao agricultor conectar qualquer uma de suas máquinas à internet, desde que elas estejam aptas à conexão.

O ConectarAGRO visa promover solução tecnológica de conectividade para toda a comunidade agrícola – grandes, médios e pequenos produtores –, incluindo os da agricultura familiar.

Conheça as empresas fundadoras e apoiadoras da Associação ConectarAGRO.
Grandes fomentadoras da conectividade nas áreas rurais do país: